Nutrição Funcional

Atualização científica - Sal do Himalaia

 

O sal do Himalaia, também conhecido como sal rosa, ganhou popularidade nos últimos anos devido aos seus possíveis benefícios à saúde em substituição ao sal refinado. Extraído de rochas da região do Himalaia, a importação por indústrias brasileiras impulsionou o seu consumo, que aumentou significantemente nos últimos tempos.

Leia mais >

Esteatose Hepática & Nutrição Funcional

 

O processo de destoxificação é um dos pontos cruciais tratados pela Nutrição Funcional, que busca, por meio de estratégias nutricionais individualizadas, o equilíbrio do funcionamento hepático para adequada eliminação das toxinas que produzimos pelo metabolismo e as quais estamos expostos diariamente.

Leia mais >

Cafeína e Seus Efeitos no Emagrecimento

 

Cafeína é uma substância presente em mais de 60 espécies na natureza, pode ser encontrada nas sementes de café, folhas de chá verde, cacau, guaraná, erva-mate e cola.

Leia mais >

Reaproveitamento Consciente dos Alimentos

  

Na correria do dia a dia, não nos damos conta da importância das "sobras" de alguns alimentos que consideramos, muitas vezes, inaproveitáveis. Mas esses alimentos, como cascas, sementes, folhas e talos de frutas, podem ser utilizados, sim! Além de evitarem o desperdício, eles colaboram para uma melhor qualidade de vida, uma vez que são ricos em vitaminas e outros nutrientes.

Leia mais >

Os benefícios do chocolate

O chocolate não é só uma delícia. O seu consumo moderado também oferece uma lista de benefícios. E quanto mais cacau na fórmula, melhor. Justamente às vésperas da Páscoa, confira abaixo os pontos positivos relacionados à iguaria, segundo estudos recentes

Leia mais >

Benefícios do limão

O limão é boa fonte de fibras e vitamina C, além de conter outras vitaminas (tiamina, riboflavina) e minerais (fósforo, silício, cálcio e ferro).

Grande parte dos seus benefícios estão vinculados a uma substância presente na casca, chamada d-limoneno (rica em flavonoides). Esses flavonoides possuem ação antioxidante que previne a ação dos radicais livres.

Leia mais >

Alimentação após o carnaval

Então o carnaval passou e geralmente quem se joga nos blocos costuma cair dentro dos sacolés alcoólicos, das latas de cerveja e dos drinques inventivos que pipocam a cada ano neste período.

Os que optam por viajar também fogem da rotina alimentar e, não raro, não resistem a dias de churrasco, feijoada e outras comidas pesadas. Por isso, após esta semana badalada, é importante eliminar as toxinas do corpo para ele

funcionar melhor.

Leia mais >

Alimentação nas festas de carnaval

 

O carnaval é uma época festiva onde as pessoas tendem a descuidar da sua alimentação, aproveitam a folia intensa e esquecem que nesses dias, o cuidado deve ser em dobro.

Para não perder o pique e manter a saúde em dia, saiba quais alimentos deve apostar (sinal verde), quais deve deixar de fora (sinal vermelho) e quais merecem atenção (sinal amarelo) nessa maratona de quatro dias intensos de comemoração.

 

Leia mais >

Cozinha colorida

 

Não é necessário sabermos o nome dos inúmeros fitonutrientes que estão presentes nos alimentos, para definirmos o bem que cada um deles faz ao nosso corpo, se observarmos a coloração de cada alimento, temos como descobrir a forma como cada um atua e quais os benefícios que eles trazem  consigo.

 

Leia mais >

Chia

Revisão: Composição química, propriedades funcionais e aplicações tecnológicas da semente de chia (Salvia hispanica L) em alimentos

 

A chia (Salvia hispanica L.) é uma semente como alimento para aumentar a resistência física. Essa semente é fonte natural de ácidos graxos ômega-3, fi bras e proteínas, além de outros componentes nutricionais importantes, como os antioxidantes. Além disso, oferece um potencial na indústria de alimentos devido aos seus componentes funcionais, com aplicações no enriquecimento de pães, bolos e barras de cereais, produção de hidrolisados proteicos para aplicação em produtos de panificação, produção de maionese com adição de mucilagem de chia, entre outros produtos. Esta revisão tem como objetivo apresentar as possíveis aplicações em alimentos, demonstrando o quanto a chia ainda pode ser explorada nessa área.

 

Leia mais >

Quinoa

Sabe-se que a Quinoa é um pseudoceral cultivada principalmente na Bolívia e Peru, possui grande valor nutricional em sua composição. Esse artigo visou analisar os flocos de quinoa a fim de determinar sua composição e influencia na alimentação humana.

A Quinoa atrai muito a atenção de todos devido a sua qualidade nutricional em relação a outros cereais, neste estudo sua caracterização química foi detectada através da umidade, cinzas, lipídios, composição de ácidos graxos, proteínas, aminograma, fibras e suas frações, tocoferóis, sódio, cálcio, ferro, zinco e fósforo. Apresentou altos teores de proteína, fibras, fósforo e ferro, quando comparados com o que a legislação vigente determina. Houve equilíbrio no balanceamento de aminoácidos e entre fibras solúveis e insolúveis. Quando analisado a composição de ácidos graxos, destacou-se o oleico, sendo este imprescindível à saúde.

Com os resultados obtidos nas análises, podemos concluir que a exploração do uso desse pseudocereal em produtos alimentícios com a finalidade de agregar valor nutricional e produzir alimentos que contribuam para o bem-estar e a saúde do indivíduo deve ser amplamente divulgada e utilizada, pois muito tem a contribuir para a saúde dos indivíduos.

Leia mais >

Castanha de caju

A castanha de caju tem propriedades antioxidantes, combate doenças degenerativas, reduz os níveis de gorduras ruins do sangue, ajuda a controlar o apetite e é um ótimo apoio nas dietas de emagrecimento de consumida na quantidade indicada pela nutricionista.

 

Também é uma boa fonte de ferro, nutriente fundamental para quem treina com bastante intensidade, como atua na hemoglobina ajuda a controlar a distribuição de oxigênio nas células melhorando a energia e a capacidade de concentração durante o exercício.

 

Valor nutricional de uma porção de 100g de castanha de caju:

Gorduras: 43,8 gramas

Proteínas: 18 g

Fibra alimentar: 3,3 g

Carboidratos: 30 g

Açúcares: 6 g

 

A castanha de caju pode ser uma boa opção de lanche pós-treino, pois oferece proteínas, gorduras e nutrientes necessários à recuperação muscular. Já como lanche pré-treino elas podem não ser a melhor opção, pela pouca quantidade de carboidratos e pela digestão mais lenta das gorduras;

 

Uma salada de folhas verdes salpicada com pedaços de castanha de caju pode ser uma excelente opção de jantar para quem está tentando diminuir os carboidratos na dieta;

 

Outra dica de receita light é substituir a farinha de rosca pela farinha de castanha de caju na hora de empanar o filé de peixe ou frango;
 

Água aromatizada

A água aromatizada é também conhecida por infunsed water, é natural e pode perfeitamente ser feita em casa com frutas frescas e ervas aromáticas.

 

Muitas pessoas têm dificuldades em beber líquidos e manter-se bem hidratado, por isso é uma ótima idéia para preparar bebidas refrescantes, de sabor suave e agradável, além de saudáveis, não têm adição de açúcares e adoçantes, possuem propriedade desintoxicante e o melhor não engordam, pois tem baixíssimo valor calórico.

Leia mais >

Abacaxi

O abacaxi é uma fruta tropical, cítrica e suculenta que fazem parte da família Bromeliaceae, tem sabor picante forte, normalmente são consumidos crus, ou em forma de suco e milk-shake.

Leia mais >

Dieta Detox

Hoje em dia muitas pessoas estão aderindo às dietas DETOX ou desintoxicantes, mas antes de tudo temos que esclarecer que a dieta Detox, não tem como objetivo principal a perda de peso, mas sim a retirada de toxinas do organismo, essas toxinas acumuladas levam ao envelhecimento e morte precoce de nossas células.

Leia mais >

Probióticos

Probióticos, o que são e para que servem

  

Os probióticos são bactérias que atuam de forma benéfica que melhoram a saúde do intestino facilitando a digestão e a absorção de nutrientes.

 Dessa forma, o consumo regular de alimentos considerados probióticos vai atuar ajudando o funcionamento intestinal e ainda fortalece o sistema imune, ajudando a prevenir doenças, como gripes e resfriados.

 

E para que servem os probióticos?

Leia mais >

Alimentos funcionais

Alimentos funcionais, você sabe o que são e para que servem?

 

Hoje em dia os alimentos funcionais estão cada vez mais em alta, muitas pessoas estão inserindo eles na sua alimentação diária, entenda nessa matéria o que são esses alimentos e o bem que ele faz pra nossa saúde.

Leia mais >