Nutrição Funcional

Sua cozinha codificada por cores
Não é necessário sabermos o nome dos inúmeros fitonutrientes que estão presentes nos alimentos, para definirmos o bem que cada um deles faz ao nosso corpo, se observarmos a coloração de cada alimento, temos como descobrir a forma como cada um atua e quais os benefícios que eles trazem consigo.
Através da codificação de cores de nossa cozinha, podemos traduzir a ciência da nutrição dos fitonutrientes para deliciosos pratos, vejamos o significado dessas cores.
-
Azul e violeta: frutas e vegetais que possuem essa coloração contém vários fitonutrientes como antocianinas e compostos fenólicos. As antocianinas tem a capacidade de para a oxidação do LDL-colesterol e reduzir componentes inflamatórios.
-
Verde: os vegetais verdes contem entre outros luteína e o indol, que tem grande poder antioxidante,também são ricos em folato, que ajuda a reduzir os níveis de homocisteina nociva para o coração.
-
Branca: ao alimentos de coloração branca, de cor bronze e marrom contem sulfetos e alicina (alho e cebola por exemplo), que ajudam a proteger o coração através da redução da oxidação do LDL-colesterol.
-
Amarela e laranja: contém uma grande quantidade de vitamina C, carotenóides e flavonóides. As frutas cítricas têm uma série de flavonóides únicos que atuam cortando o colesterol, como a nobiletina, naringenina e hesperetina.
-
Vermelha: ricos em licopenos e antocianinas, poderosos antioxidantes, tem grande função protetora do coração.
Escolha alimentos coloridos e tenha a certeza de que suas refeições estarão sempre balanceadas e seu corpo sempre muito bem cuidado.