Nutrição Funcional

Alimentos funcionais, você sabe o que são e para que servem?

 

Hoje em dia os alimentos funcionais estão cada vez mais em alta, muitas pessoas estão inserindo eles na sua alimentação diária, entenda nessa matéria o que são esses alimentos e o bem que ele faz pra nossa saúde.

 

O alimento funcional é aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos à saúde. São considerados alimentos promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas.

 

Entre os mais conhecidos e que são classificados como funcionais podemos citar a soja e derivados, cereais integrais (aveia, centeio, cevada, farelo de trigo), tomate, uva, couve-flor e brócolis, linhaça, hortaliças com talo, leite fermentado, entre muitos outros.

 

Vamos ver agora que benefícios esses alimentos trazem a nossa saúde?

 

Casca de uva, vinho tinto e maçãs – Redução de doenças cardiovasculares e formação de coágulos e inflamações

 

Soja e derivados – Redução do risco de doenças cardiovasculares, alívio das ondas de calor em mulheres na menopausa

 

Brócolis, repolho, couve-flor e rabanete – Aumento da atividade de enzimas que combatem a formação de células cancerígenas

 

Tomate, goiaba e melancia – Atividade antioxidante, redução do risco de doenças cardiovasculares e proteção contra o câncer (especialmente de próstata)

 

Folhas Verdes – Proteção contra degeneração macular, manutenção de uma boa visão

 

Linhaça – Inibição de tumores, prevenção de doenças cardiovasculares e controle de doenças  auto-imunes e inflamatórias

 

Grãos integrais, frutas e vegetais em geral – Melhora na saúde intestinal, redução do risco de câncer de cólon e controle do colesterol e glicemia

 

Leites fermentados e iogurtes – Melhora da saúde intestinal e redução do risco de câncer de cólon

 

Os alimentos funcionais não precisam estar presentes apenas no almoço e jantar, veja abaixo uma receita super prática para um lanche da tarde: