Nutrição Esportiva

Enzimas e suas propriedades

Enzimas são proteínas com função específica. As enzimas apresentam atividade catalítica e são altamente seletivas e especializadas, ou seja, uma enzima é capaz de acelerar uma determinada reação bioquímica em milhares de vezes, mas não apresenta nenhuma atividade em outro meio reacional. 

Leia mais >

Whey, creatina, carbo: novos conceitos em nutrição esportiva derrubam mitos.

Fisiologista comenta novidades apresentadas em congresso nos EUA sobre temas polêmicos na área da nutrição e dos suplementos nutricionais. Confira!

Leia mais >

Suplementos nutricionais x atividade física

O uso de suplementos é indicado quando a ingestão de alimentos não consegue alcançar as necessidades diárias do atleta, quando a pessoa praticamente de atividade física não consegue atingir uma meta específica, ou mesmo se as necessidades diárias forem muito aumentadas, o que vai depender da frequência dos treinos e da atividade em questão.

Leia mais >

Ciclo de Carboidratos x musculação

Um recente medo de carboidratos e a crença de que eles nos deixam gordos e doentes levou à popularidade de dietas low carb (baixo carboidratos). Os princípios destas dietas (como as dietas cetogênica e paleo) ditam que carboidratos não são necessários e que quanto menos glucose tivermos em nossos corpos, melhor.

Leia mais >

Hidratação e atividade física

Em qualquer atividade física, para se obter o aproveitamento e o rendimento desejado não basta apenas executar de maneira correta o exercício, mas é preciso fazer uma adequada hidratação do organismo antes, durante e após os exercícios.

 

A água é o maior componente do corpo humano, ocupando entre 45% e 70% de seu volume, e possui papel importantíssimo na regulação da temperatura corporal. Durante a prática de exercícios, há perdas significativas de líquidos e minerais, por isso, uma hidratação adequada é fundamental para que o rendimento físico e a saúde não sejam prejudicados.

Leia mais >

Suplementos nutricionais - Recursos Ergogênicos

Quando pensamos em um atleta de elite, quatro fatores são importantes para a

alta performance:  genética, treinamento, alimentação equilibrada e uso de

recursos ergogênicos. Nos dias de hoje, cada vez mais atletas amadores

buscam a melhora da performance, visando sucesso e competitividade.

Desta forma, há maior necessidade de individualização do treino, da dieta e na

escolha dos recursos ergogênicos de acordo com a modalidade esportiva,

como tipo, duração, intensidade do treino realizado, disponibilidade para a

prática esportiva, organização para compra e preparo dos alimentos.

Leia mais >