Nutrição Esportiva

Suplementos nutricionais x atividade física

O uso de suplementos é indicado quando a ingestão de alimentos não consegue alcançar as necessidades diárias do atleta, quando a pessoa praticamente de atividade física não consegue atingir uma meta específica, ou mesmo se as necessidades diárias forem muito aumentadas, o que vai depender da frequência dos treinos e da atividade em questão.

 

Em algumas situações, o suplemento pode ser associado a um refeição para garantir o aumento de um nutriente específicos, para tornar a dieta mais viável dentro da rotina diária de cada indivíduo e/ou para melhor a absorção de determinado nutriente.

 

Veja alguns suplementos  muito utilizados na prática de atividade física, tanto para atletas de ponta quanto para praticantes de atividade física.

 

  • 3WHEY é uma combinação equilibrada das proteínas hidrolisada, isolada, concentrada do soro do leite. Contém todos os aminoácidos necessários para a síntese protéica nas proporções adequadas, com alto teor do aminoácido arginina, responsável pela produção do NO2. Fundamental para atletas de qualquer modalidade, para os que querem melhorar a composição corporal e otimizar o desempenho esportivo. Sua grande concentração de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) é de maior importância para atletas que necessitam dessa importante fonte de energia muscular local.

 

  • Glutamina é o aminoácido livre mais abundante no tecido muscular. É a principal fonte de energia do sistema imunológico. Em situações, como pós exercícios físicos intensos e prolongados, a concentração de glutamina pode diminuir, por essas razões, a suplementação com L-glutamina, é uma eficiente alternativa de disponibilizar a glutamina no organismo e evitar os quadros de infecções, imunidade baixa e catabolismo muscula.

 

  • CL – Óleo de Cártamo provém de 60% a 80% de CLA (ácido linoleico conjugado), responsável pela diminuição do percentual de gordura corporal sem perda de massa muscular. O óleo de cártamo tem as seguintes funções no organismo: redução significativa da gordura corporal; acelera a perda de gordura, especialmente na região abdominal; definição e ganho de massa muscular; e ajuda a regularizar os níveis de colesterol LDL e triglicérides.

 

  • Creatina monohidratada é um composto natural derivado dos aminoácidos arginina, glicina e metionina, que dentro das células musculares é convertida em fosfocreatina e utilizada como reserva de energia rápida, aumentando a força, potência e explosão muscular. Além de auxiliar na hipertrofia e no ganho de massa magra, a creatina também aumenta a captação de oxigênio pelo tecido muscular e melhora o seu desempenho.

  • Whey Micellar Casein é uma nova proposta de alimento proteico composto por sete proteínas (Proteína concentrada do soro do leite, Caseína micelar, Albumina Desidratada, Albumina Hidrolisada, Proteína Isolada do soro do leite, Proteína Hidrolisada do soro do leite e Caseinato de cálcio), com funções anabólicas e de recuperação muscular. Sua alta concentração de arginina e de aminoácidos de cadeia ramificada, responsáveis pela produção de óxido nítrico, produção de hormônios e anabolismo muscular, o torna um suplemento importante para pessoas que necessitam de um aporte maior de proteínas na dieta ou que visam a melhora da performance e da composição muscular, como atletas, fisiculturistas e praticantes de outros tipos de atividades físicas. A presença da caseína micelar, proteína de liberação lenta (time release), torna-o um produto ideal para ser consumido antes de dormir.

 

  • Mass Anticatabolic é um compensador ideal para praticantes de atividades fisícas que necessitam aumentar a ingestão calórica e de nutrientes. Além da sua função de geração de energia, possui também uma potente ação anticatabólica. Produto desenvolvido com as mais nobres matérias primas importadas, com o objetivo de fornecer uma complementação alimentar altamente calórica e com exelente fonte protéica.

 

  • Maltodextrina é um produto altamente energético e de rápida absorção pelo organismo composto por maltodextrina. Repõe prontamente o glicogênio muscular, retardando a fadiga e melhorando o desempenho físico. Ideal para recuperação pós-treino, indispensável para atletas de alto rendimento e praticantes de atividade física intensa e de longa duração.

 

  • Dextrose, também conhecida como glicose, é um carboidrato simples de alto índice glicêmico, derivado da conversão enzimática do milho. É absorvida praticamente de imediato pelo organismo após seu consumo. É ideal para fornecer energia rapidamente para qualquer atividade física ou modalidade esportiva. É um carboidrato ideal para ser consumido após o treino, acelerando a recuperação do glicogênio muscular e hepático.

 

  • BCAA (de Branched Chain Amino Acids) aminoácidos de cadeia ramificada (AACR), compreendem três aminoácidos essenciais, a leucina, isoleucina e valina, que não podem ser sintetizados endogenamente e, portanto, devem ser ingeridos por meio de dieta. Esses aminoácidos atuam como importante fonte energética para o músculo esquelético, durante períodos de estresse metabólico (esforços físicos intensos e doenças). Nessas situações, os BCAAs podem promover a síntese proteica, evitar o catabolismo proteico e servir como substrato para a gliconeogênese.

 

  • L-Carnitina é utilizado por quem pretende melhorar o condicionamento físico rapidamente. Ao mesmo tempo ajuda o corpo a produzir mais energia e faze-lo perder peso. Enquanto aumenta as defesas imunológicas, desenvolve as faculdades mentais e baixa os níveis de colesterol e triglicerídeos

 

A suplementação deve sempre ser acompanhada por um profissional e associada a uma dieta já planejada para a modalidade esportiva em questão