Nutrição Esportiva

Hidratação e atividade física

Em qualquer atividade física, para se obter o aproveitamento e o rendimento desejado não basta apenas executar de maneira correta o exercício, mas é preciso fazer uma adequada hidratação do organismo antes, durante e após os exercícios.

 

A água é o maior componente do corpo humano, ocupando entre 45% e 70% de seu volume, e possui papel importantíssimo na regulação da temperatura corporal. Durante a prática de exercícios, há perdas significativas de líquidos e minerais, por isso, uma hidratação adequada é fundamental para que o rendimento físico e a saúde não sejam prejudicados.

 

Se não nos hidratarmos adequadamente, podemos desidratar e alguns sintomas podem ser sentidos:

  • Câimbras;

  • Fadiga;

  • Elevação da freqüência cardíaca;

  • Vertigens e tonturas;

  • Náuseas e vômitos;

  • Alterações visuais e auditivas.

 

Basicamente a hidratação na atividade física poderia se resumir em:

  • ANTES: Média de ingestão de 500 ml de líquidos cerca de 2 horas antes do exercício.

  • DURANTE: A ingestão de líquidos deve ser de 150 ml a 300 ml em intervalos regulares, a cada 15 ou 20 minutos.

  • APÓS: Ingerir alguma bebida isotônica, com o intuito de repor não só os líquidos, mas também os eletrólitos perdidos durante a atividade física.

Lembra-se sempre que a reposição hídrica não se faz apenas com volume e sim com freqüência de ingestão de líquidos, portanto, deve-se iniciar a hidratação cedo e de forma regular.

 

Um aspecto importante, a quantidade e freqüência devem ajustar-se de acordo com a sudorese, tolerância e a velocidade de esvaziamento gástrico de cada indivíduo, ou seja, cada indivíduo tem suas necessidades diferenciadas e varia de acordo com a atividade praticada.

 

Estudos indicam que a ingestão de líquidos é mais eficiente quando os mesmos são consumidos preferencialmente gelados (em torno de 14ºC), facilitando assim sua absorção.

 

A não hidratação pode nos levar a hiponatremia, que é a baixa taxa do eletrólito sódio. Também evite exageros de hidratação durante a atividade, que pode lhe causar um mau estar e comprometimento no desempenho durante o exercício.

 

Em caso de dúvidas procurem um nutricionista para melhor orientá-lo.