Nutrição Clínica

HDL - o colesterol protetor 

Quanto mais alto for seu colesterol, maior o seu risco de desenvolver doenças do coração e de sofrer um infarto do miocárdio. É muito importante reduzirmos nossos níveis de colesterol, já que as doenças cardíacas constituem a principal causa de morte entre homens e mulheres.

Aproximadamente ¼ do colesterol do sangue é carregado por uma proteína de alta densidade. Esse colesterol “bom” tem a honrada função de escoltar o colesterol do sangue e levá-lo para nosso fígado, onde é processado para depois ser eliminado.

Ao fazer isso, o HDL diminui a probabilidade de depósito do colesterol nas paredes das artérias, o que se não ocorresse, com o tempo, levaria ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Ele age varrendo o colesterol do nosso corpo, mas também nos protege através de uma ação antioxidante e antiinflamatória.

As taxas do HDL em nosso sangue devem se manter maior que 40mg/dL, esses valores para um adulto saudável, quanto maior, mais proteção contra as doenças cardiovasculares.

Por vezes, essas taxas encontram-se abaixo do ideal, então, temos que tomar as providências para promover o aumento dessas taxas, são elas:

  • Incorpore carboidratos complexos a sua alimentação, como pães, arroz, biscoitos integrais;

  • Modifique o tipo de gordura que faz parte de sua dieta, consumindo menos gordura saturada e mais gorduras saudáveis, como óleos de origem vegetal;

  • Faça da atividade física um hábito diário em sua vida;

  • Não fume;

  • Não beba em excesso;

  • Aumente seu consumo de fibras, comendo mais alimentos integrais, mais frutas e verduras.

 

E lembre-se, ter uma alimentação saudável não significa comer mal, sem sabor e sem prazer, pelo contrário, quanto mais colorido for seu prato, mais saudável ele será e seu coração estará mais protegido.