Nutrição Clínica

Dificuldade no ganho de peso

   Existem muitas pessoas que fazem de tudo para ganhar peso e não conseguem! Parece mentira, enquanto estamos numa época onde tem muita gente querendo emagrecer. O que essa minoria tem de especial para ser diferente da maior parte da população?

   A explicação para tudo isso é o famoso metabolismo!  Metabolismo é o nosso gasto energético em repouso, ou seja, sabe quando você acorda e só abre os olhos? Nesse momento o coração está batendo, você está respirando e todos os órgãos funcionando. Para isso existe um gasto energético e esse é o nosso metabolismo. Já nascemos com ele, mas conseguimos sim modificá-lo!

   O nosso peso é o resultado do que comemos e gastamos. Se essas pessoas gastam mais energia é óbvio que elas precisam consumir mais, mas será que é batata frita, sorvetes de massa, balas o dia todo? É claro que não! Não é porque são magros que não irão desenvolver uma doença crônica como colesterol ruim alto ou mesmo hipertensão e diabetes. Vale todo o conceito do artigo de alimentação saudável para essas pessoas.

   A diferença é que elas vão consumir mais vezes ao dia e muitas vezes o consumo de suplementos alimentares irão ajudá-los. Só é possível saber qual suplemento alimentar é mais indicado passando em consulta com um profissional Nutricionista. Cada um é um indivíduo diferente e não dá para generalizar um suplemento para todo mundo. Cada pessoa tem um ritmo de vida diferente o que faz cada pessoa ter uma necessidade energética e nutricional diferente da outra.

 

Algumas dicas são muito úteis para que o individuo tenha um ganho de peso adequado:

  • O abacate possui uma gordura maravilhosa e fibras solúveis que vão ajudar no aumento energético e ainda regularizará o trânsito intestinal, possui prebióticos (alimento para as bactérias benéficas do intestino), inibe a oxidação do colesterol ruim e aumenta o colesterol bom.  Dica de consumo: o abacate fica muito bom na vitamina, ou em pedaços com limão, fazendo uma pasta salgada de abacate amassado com limão, sal e um pouquinho de alho, e uma novidade para o hábito brasileiro, mas uma delícia, e colocar pedaços de abacate no lanche natural. Imperdível!

  • Comer os alimentos integrais como aveia, granola, biscoitos integrais, pães integrais mais vezes ao dia.

  • Comer porções de oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas, macadâmia.

  • Colocar azeite no prato de comida para aumentar o valor energético.

  • Não pode esquecer dos vegetais e frutas devidos nutrientes importantes necessários para o bom funcionamento do organismo.

  • Exercícios como musculação ajudam muito no ganho de músculos (massa magra). Mas para ter uma resposta positiva precisa de uma alimentação adequada em nutrientes, protéinas e carboidratos.

  • Coma algum carboidrato uns 30 a 60 min antes de dormir, como uma banana amassada com aveia, cacau em pó e mel, ou mesmo uma vitamina. Não pode ser nada muito pesado para não atrapalhar o sono.

  • Não esquecer da hidratação, fracionamento de 6 a 8 refeições por dia e mastigação lenta.

 

Fácil não é, mas gostoso com certeza!!!! Agora se a pessoa ficar comendo só fritura e gordura não irá ganhar peso distribuído pelo corpo e sim mais na região abdominal. Invista em saúde! E sempre procure um profissional Nutricionista para ter um plano alimentar individualizado e personalizado!