Receitas e Dicas

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Como organizar as refeições da semana

Muitas pessoas têm dificuldade em seguir uma dieta saudável devido à falta de tempo ou criatividade para cozinhar. Por isso, acabam muitas vezes comendo mal ou recorrendo à restaurantes, onde nem sempre sabemos ao certo qual a procedência dos alimentos e os cuidados durante o preparo dos mesmos.  

Resolver esse problema pode não ser tão complicado quanto parece. Cada vez mais pessoas têm aderido ao hábito de dedicar-se à cozinha apenas durante os finais de semana, planejando-se de forma a preparar a comida da semana toda de uma só vez.

Veja algumas de nossas dicas:

* Para o prato base, escolha pelo menos uma fonte de carboidratos e uma leguminosa, como arroz, feijão, lentilha, cevadinha, quinoa, grão de bico, batata, batata doce, mandioquinha, etc.

* As guarnições podem ser compostas por uma verdura ou legume cozido no vapor, refogado ou assado. Aqui você também pode explorar um único tipo e investir na variedade de preparo, o que irá te manter motivada(o) a seguir uma alimentação mais balanceada.

* Já as saladas, por sua vez, devem ser compostas por alimentos que não estejam presentes nas demais preparações. O ideal é que elas variem entre elementos como folhas, legumes crus, legumes cozidos, frutas e queijos.

* As folhas podem ser alface, rúcula, agrião, almeirão e escarola, entre outras. Os legumes crus utilizados nas saladas podem ser cenoura, rabanete, beterraba, nabo, etc., já os cozidos podem ser batata, chuchu, cenoura e beterraba. Se preferir, pode acrescentar tofu, cebola, tomate, etc., conforme a sua preferência.

As marmitas são uma boa opção para a semana

Para preservar o equilíbrio das suas refeições, evite repetir os alimentos selecionados em seu prato. Busque sempre criar uma harmonia entre as cores, os sabores e as texturas dos ingredientes, assim seus pratos ficarão saborosos e muito nutritivos. Para deixar a comida ainda mais gostosa, use vários tipos de especiarias, como pimentas, açafrão e curry.